PAGES
Qual a diferença entre vinho seco e suave? Aprenda agora!
Você sabia que existe uma diferença entre os vinhos seco e suave? Vamos descobrir agora quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de vinho!
A classificação dos vinhos é feita através do teor de açúcar presente na bebida. A seguir, conheça as principais características dos vinhos e entenda qual a diferença entre vinho seco e suave!
Principais características do vinho seco
A principal característica do vinho seco é a baixa concentração de açúcar na bebida. Um vinho, para ser considerado seco, só pode conter até 4g de açúcar a cada litro.
O vinho meio seco – também conhecido como demi-sec – apresenta, em torno de, 4g a 25g por litro.
Para entender qual a diferença entre vinho seco e suave precisamos entender a quantidade de açúcar em cada uma dessas bebidas, pois ela é a principal característica que as diferencia.
Depois das uvas serem esmagadas, a fermentação feita pelas leveduras é iniciada. Assim, o açúcar das frutas se transforma em álcool. Depois que esse processo é finalizado, apenas uma pouca quantidade de açúcar resta. Esse teor de glicose, então, que determina a sua classificação como um vinho seco ou não.
Principais características do vinho suave
Já os vinhos que se encontram na categoria de suave, são os vinhos que apresentam alta concentração de glicose na bebida.
Para um vinho ser considerado suave, a quantidade de açúcar deve ser de 25g ou mais em apenas 1 litro de bebida.
Alguns dos vinhos suaves, para serem produzidos, tem sua fermentação interrompida antes da finalização do processo. Dessa forma, apenas uma parte do açúcar foi transformada em álcool, tendo, assim, um vinho com um teor alcoólico mais baixo e com maior concentração de açúcar – ou seja, mais adocicado. Esse tipo de vinho é conhecido como vinho de sobremesa.
Em outros, depois do processo de fermentação, o açúcar é adicionado ao vinho, torando-o um vinho suave.
Assim, é possível observar qual a diferença entre vinho seco e suave, compreendendo que a resposta está em torno da quantidade da glicose em um litro de vinho.
Entenda qual a diferença entre vinho seco e suave
Para entender qual a diferença entre vinho seco e suave, precisávamos, primeiro, entender como os vinhos são classificados – como vimos acima em Qual a diferença entre vinho seco e suave: principais características do vinho seco e Qual a diferença entre vinho seco e suave: principais características do vinho suave.
É visível qual a diferença entre vinho seco e suave: o açúcar. Mas o que esse componente altera no vinho, além da concentração de glicose na bebida?
Os vinhos mais adocicados possuem um sabor diferenciado dos vinhos secos. A glicose altera o paladar e é por isso que os vinhos suaves são mais difíceis de serem harmonizados com pratos da gastronomia.
Esse tipo de vinho agrada facilmente e é mais fácil de beber, devido à presença sutil de taninos, corpo e acidez quando comparado aos demais tipos de vinhos.
Já os vinhos secos têm uma doçura quase que imperceptível. Normalmente, agrada aquelas pessoas que já são mais acostumadas a beber o vinho, apresentando um sabor mais marcante e intenso.
Os vinhos menos adocicados combinam melhor com pratos da gastronomia e são os mais indicados a serem consumidos durante as refeições.
Vinhos de sobremesa
Depois de conhecer qual a diferença entre vinho seco e suave, é importante lembrar de não confundir vinho suave com vinho de sobremesa.
Os vinhos de sobremesa apresentam uma doçura mais intensa se comparado aos vinhos suaves. Durante a sua produção, utiliza-se o açúcar natural da uva nos vinhos de sobremesa, enquanto nos vinhos suaves a glicose é adicionada.
Duas das principais técnicas que são empregadas na produção dos vinhos de sobremesa são:
Colheita tardia
As uvas são colhidas depois do período normal de maturação, perdendo mais água que as outras frutas e concentrando ainda mais açúcares.
Fortificação
Nesse procedimento, a fermentação das leveduras é interrompida antes da sua finalização – como vimos na seção Qual a diferença entre vinho seco e suave: principais características do vinho suave.